quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A IDADE E A MULHER

OBS: Essa matéria foi publicada nas Revista Época que chegou às bancas hoje.
Vale à pena conferir até onde vai o preconceito, afinal, ninguém escapa dele.

Miriam O’Reilly, de 53 anos, venceu a rede de televisão BBC em um raro processo judicial de discriminação por idade. Miriam apresentava o programa Countryfile sobre agricultura. Durante 14 meses, ela conta que viveu uma perseguição na tevê até ser demitida. Miriam disse que, em 2009, um dos diretores do programa lhe disse que teria que ter “cuidado com as rugas na chegada da tevê de alta resolução”. Outro diretor teria sugerido que ela fizesse botox. Certa vez, contou ela, um câmera chegou com um spray de tinta preta para “suavizar” as raízes de seus cabelos, que segundo Miriam, nunca foram brancas. E mesmo que fossem, seria o caso de pintar seus cabelos minutos antes de ir ao ar? Assim Miriam foi “fritada aos poucos” até  ser demitida. Quando isso aconteceu, surgiram rumores que a diretoria  da BBC1, onde ela se apresentava, não gostava de mulheres. Além de Miriam, foram demitidas mais outras duas apresentadoras, Charlotte Smith, de 44 anos, e Juliette Morris, de 52 anos, com a alegação que a experiência delas servia apenas para o rádio. Ou seja, a aparência destas senhoras não eram adequadas para os estúdios de tevê.
Ao ganhar o caso – a BCC teve que pedir desculpas a Miriam O’Reilly publicamente e cogitou a possibilidade de trazê-la de volta à casa onde ela trabalhou por duas décadas. Depois de tornar seu caso público,  Miriam não conseguiu mais emprego. Talvez agora os diretores de televisão, ao menos na Grã-Bretanha – vão pensar um pouco antes de mandar embora alguém experiente que considerem velho demais para o cargo. Essa foi a conclusão da advogada de Miriam, Camilla Palmer: “A decisão teve grandes implicações não apenas para a BBC, mas também para outras emissoras  que deveriam selecionar jornalistas, apresentadores não se baseando em suas idades, mas em suas experiências”.  

Aqui no Brasil não é muito diferente. Nos programas de televisão são raros os apresentadores e as apresentadoras com mais de 50 anos. Consigo entender que a aparência na tela é muito importante na nossa profissão, mas a experiência e a credibilidade deveriam ser fatores primordiais. É claro que também precisamos da agilidade e inovação dos  jovens e reciclar os profissionais faz parte de qualquer trabalho, independe da profissão.

Porém alguém ganhar um processo de demissão por conta de idade é mesmo difícil. E isso porque o juiz nem considerou as alegações de ela ter sido demitida por ser mulher (No proceso, Miriam incluiu a discriminação de gênero).
Se isso acontecesse por aqui, você acredita que uma decissão judicial dessas iria mudar a postura de empresas que demitems e baseando apenas na idade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário