quinta-feira, 3 de março de 2011

PEGANDO A ESTRADA

Para todos os efeitos o carnaval começa amanhã, porque uma grande parte das pessaos já pegam a estrada. Então como me preocupo com todos, aqui vai algumas dicas para quem vai pegar a estrada, principalmente em algumas estradas do nosso Piauí.
·         confira se você está portando todos os documentos do veículo: Carteira de Habilitação, Certificado de Registro e Licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório. Se for viajar durante o dia não esqueça de levar óculos escuros.
·         faça uma inspeção no estado de aros e pneus antes de partir. Vá a um posto, abasteça o carro, calibre todos os pneus e também o estepe de acordo com o manual técnico do veículo. Verifique ou complete o nível do óleo do motor. Cheque o nível da água do reservatório de expansão ou do radiador.Veja o nível de água da bateria (exceto a sem manutenção). Teste o funcionamento dos limpadores e troque as palhetas se as borrachas estiverem ressecadas. Complete a água do reservatório do esguichador do pára-brisa e adicione um pouco de "shampoo" neutro (ou líquido desembaçante) para desengordurar os vidros na estrada.
·         verifique o funcionamento dos faróis, lanternas e pisca-piscas. Providencie o reparo das lâmpadas em curto-circuito ou troque as lâmpadas queimadas. Regule os focos dos faróis em uma oficina especializada.
·         veja o estado das pastilhas dianteiras e o nível do fluido de freio. Lembre-se, pastilhas novas demoram em frear o carro. Por isso, dirija com cuidado redobrado. Veja se o carro possui todos os equipamentos obrigatórios, exigidos por lei, como estepe, macaco, chave de fenda, chave de rodas, extintor e triângulo de segurança.
·         tenha sempre no porta-luvas uma lanterna, papel, caneta e uma flanela. Um telefone celular pode ser útil na hora de pedir socorro mecânico ou ajuda à polícia rodoviária. Se a região for desconhecida, leve também um mapa rodoviário. E, mesmo que seu carro seja novo tenha sempre no porta-malas um jogo de ferramentas e um galão plástico para água. Eles podem ser úteis em caso de avaria mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário