sábado, 19 de fevereiro de 2011

DICAS PARA UM CASAMENTO DE SUCESSO

O sonho de consumo de todo casal é alcançar a harmonia e a satisfação no casamento. É claroq ue essa satisfação e harmonia, vai depender na verdade de pequenos gestos e atitudes cotidianas do que de um esforço fenomenal. Alguns especialistas e casais bem sintonizados discutiram esse assunto e organizaram um menu especial, para que se possa ser feliz na vida a dois. Agora é com você, que pode rapidamente adotá-lo na sua relação. Boa sorte!

1. Cultivar o desejo também fora da cama
O fogo do comecinho pode até não durar a vida toda. Mas um convívio gostoso, sem brigas constantes, é mais do que meio caminho andado para manter aceso o interesse sexual. Se um casal acha tudo de bom estar junto no dia a dia, vai querer é mais na cama!
2. Um amar o outro tal como é
Especialistas não se cansam de repetir: ninguém consegue mudar o parceiro depois de trocar alianças. Pelo menos não na essência. Mas lembre-se: ceder um pouco pode ser suficiente para obter harmonia no casamento e ainda incentivar a cara-metade a fazer pequenos avanços em certa atitude.
3. Não achar que o sexo, por si só, supera qualquer diferença
Sabe o papo de que tudo se resolve na cama? Não é bem assim, diz o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, autor de Casamento: Missão Quase Impossível (Claridade).
4. Saber encerrar brigas
Vira e mexe alguém tem de pedir desculpa, e não deve ser sempre a mesma pessoa. Será que ele é de fato o culpado em todas as situações? Tem mais: deslizes e insultos entalados envenenam a relação. Passe uma borracha em pequenas transgressões rapidinhas e poupe energia para o que realmente importa.
5. Aprender a negociar
Segundo a psicóloga Ida Kublikowski, da PUC de São Paulo, os casais de hoje perderam essa capacidade primordial para a saúde da relação. “A negociação deve levar em conta padrões e valores de ambos”, diz. Se a sua família curte promover almoços todo domingo, mas seu marido acha isso uma chatice, que tal combinar que vão só uma vez ao mês?
6. Livrar-se da bagagem
Dores de romances do passado não serão resolvidas no atual. Se não consegue esquecer um trauma, como uma traição, cogite procurar terapia.
7. Não transformar falhas de comunicação em falhas de caráter
Para o médico sexologista e terapeuta de casais João Borzino, de São Paulo, não é porque seu marido fica calado nas festas dos seus amigos que ele é um boçal. “Se está lá com você, está tudo bem.” Quando não estiver mais, ele demonstrará.
8. Não se apegar a tabus
Quem disse que todo mundo tem de seguir o mesmo script? Um casal pode decidir dormir em camas (ou até casas) separadas, ter ou não filhos... e viver muitíssimo bem.
9. Ter memória
Papear sobre o que já viveram é útil para lembrar por que vocês estão juntos e o que os aproximou. Rever fotos incentiva tais conversas.
10. Reconhecer que casamento não é sempre 50 a 50
Tem dias em que você entrará com 90% e ele com 10%. Em outros, serão 25% seus e 75% do marido. O problema é se um sempre dá 100% e o outro nunca entra com nada. Juntos há quatro anos, a advogada Juliana Viera dos Santos, 33, e o administrador Gabriel Villa, 32, preferem nem fazer essa matemática. “Combinamos de não ter toma lá dá cá. A gente nunca diz ‘Fiz tal coisa outro dia, então você vai fazer isso hoje’”, afirma ela.
11. Ter um código secreto
Gestos com significados privados, rituais exclusivos e referências só entendidas pelos dois estimulam um sentimento de “Eu e você contra o mundo” — ótimo para fortalecer o vínculo.
12. Encarar as grandes questões
Temas cruciais, como vontade de não ter filhos, uma doença ou dívida  familiar, devem ser debatidos antes de casar.
13. Entender que, inevitavelmente, a vida tem momentos duros e difíceis
E isso independe de ter ou não alguém ao lado. Ou seja, nem todo problema e toda tristeza são culpa do casamento.
14. Evitar tirar conclusões precipitadas
Já que você não pode controlar o que seu homem faz ou diz, controle a forma como reage quando ele desaponta você. Viver brigando por bobagem desgasta qualquer relação. “Se vocês estão em um restaurante se divertindo, não perca o humor só porque ele olhou o relógio”, exemplifica o terapeuta Borzino. “Ele pode apenas estar querendo saber... as horas!” Na dúvida, pergunte (sem tom de acusação).
15. Ser mais tolerante
“Não pedi para comprar suco? Por que ainda está aí parado?” Impaciência é um dos principais geradores de conflito no casamento. Entenda que as pessoas não têm o mesmo ritmo — e não é porque estão casadas que precisam passar a ter.
16. Nunca se queixar do parceiro no trabalho ou com amigos
Se há um conflito com seu marido, converse e resolva com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário