quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FAZER E RECEBER CRÍTICAS

É natural do ser humano sempre ficar se protegendo e se desculpando de tudo e de todos.
Vivemos uma época em que qualquer pessoa pode dar sua opinião, relevante ou não. E isso acontece pessoalmente, na internet (facebook, orkut...). O pior de tudo é encarar algumas críticas verdadeiras, olho no olho, sem demonstrar sofrimento, e com cara de felicidade. Complicado não é?
A convivência não é algo muito fácil, sabemos. Mas não podemos nos afastar das pessoas por certos “preconceitos”, achando que estamos certos em tudo. É importante que façamos mais o uso da empatia para que os relacionamentos sejam melhores.
Aqui algumas dicas de como Aceitar e Fazer Críticas de forma mais favorável:
ACEITAR CRÍTICAS
1.    Não fique na defensiva; ouça o que os outros têm a dizer sem tentar convencê-los de que é perfeita(o).
2.    Receba como um elogio. Pessoas bem sucedidas se cercam de vencedores e solicitam o feedback a eles. Não se sentem diminuídos – usam cada comentário para melhorar e chegar mais longe.
3.    Fuja de mal-entendidos. Se alguma crítica pareceu injusta ou confusa, peça exemplos mais específicos para entendê-la(o) melhor.
FAZER CRÍTICAS
  1. Seja construtiva(o). Pergunte-se, antes, se sua opinião vai ajudar ou se é apenas uma implicância sua. E procure dar sugestões de como melhorar a situação.
  2. Evite clichês. Frases como “É para o seu bem” soam falsas e criam, de cara, certa resistência.
  3. Escolha a hora certa e o lugar apropriado. Existe uma diferença grande entre uma crítica particular e uma pública. A 2ª gera humilhação. Ninguém gosta que seus defeitos e falhas sejam expostos na frente de todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário