terça-feira, 28 de junho de 2011

SEMANA DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Teve início ontem a Semana do EI em Teresina, evento acontece, simultaneamente, em todas as capitais brasileiras e no interior do Estado até sábado (02) a 3ª Semana do Empreendedor Individual. O evento foi aberto oficialmente no início da tarde de ontem, na Praça Pedro II,  numa iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -  SEBRAE.

A solenidade contou com as presenças dos diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Ulysses Moraes e Delano Rocha; do prefeito de Teresina, Elmano Ferrer; do secretário de Administração de Teresina, José Fortes; do diretor-presidente da Piauí Fomento, Antônio Neto; do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Manoel Bandeira; do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Emídio Gonçalves; dos gerentes de Negócios do Banco do Nordeste, Fernando Mourão e Tiago Ribeiro; além de empreendedores, imprensa e convidados.

Segundo o superentendente Mário Lacerda é muito gratificante realizar mais uma Semana do EI, um evento que acontece em todo o país. A intenção é levar aos quatro cantos do Estado a informação de que existe uma possibilidade ímpar dos empreendedores informais se legalizarem, com custos reduzidos e burocracia zero. As vantagens para quem se torna EI são muitas, como CNPJ, conta bancária, crédito facilitado, acesso a compras governamentais, benefícios previdenciários, entre outras garantias. Segundo o diretor Mário Lacerda, a meta é chegar a quinze mil EI no Piauí até o final deste ano.


Durante a solenidade, foi feita ainda uma homenagem aos primeiros Empreendedores Individuais registrados no Piauí: Nilson da Fonseca Vale, Aryadylla Queiroz, Alcenira Queiroz, Maria da Guia do Carmo Santos, Manoel Messias de Oliveira, Sônia Maria Pereira da Cunha e Amauri Rocha da Silva.
Esses empreendedores receberam um bônus para participação no Programa de Capacitação para Empreendedor Individual, SEI Sebrae, que compreende uma programação de cursos para que o EI possa melhorar o seu empreendimento.

São parceiros da iniciativa a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Piauí Fomento, Receita Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social, INSS; Governo do Estado, através da Junta Comercial e da Secretaria de Fazenda; e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Semdec.
A SEMANA DO EI
Em todo o país, são mais de cem tendas de atendimento em espaços públicos de grande circulação de pessoas, instaladas nas capitais e em algumas cidades do interior. Nessas tendas, os empreendedores podem tirar dúvidas, se formalizar através do EI, emitir boletos, e participar de palestras e oficinas gratuitas.

Em Teresina, além da Praça Rio Branco, as tendas de atendimento também estão funcionando no Residencial Esplanada e na Vila Bandeirante, no horário das 8h00 às 18h00. A unidade móvel do Sebrae no Piauí percorrerá o Morada Nova, Três Andares e Porto Alegre, fazendo atendimento, durante dois dias, em cada um desses bairros.

As palestras Fique Legal! Seja um Empreendedor Individual; Motivação para o Empreendedorismo; e Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes (serei uma das palestrantes desse tema); além das oficinas de Plano de Negócios, Finanças, e de Vendas acontecerão no colégio Roseana Maria de Lima, no Residencial Taquari.

As mesmas capacitações serão realizadas na Escola Monteiro Lobato, no Residencial Esplanada; no Colégio Governador Alberto Silva, no Morada Nova; na Unidade Escolar Odilon Nunes, no Três Andares; e no Educandário Arco-Íris, no Porto Alegre.
NOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS
Técnicos e consultores do Sebrae também estão atendendo nas unidades regionais da instituição em Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Piripiri.

Em Parnaíba, acontecerão as palestras Contador – Amigo do Empreendedor Individual; EI: Vendas com Cartão de Crédito; Linhas de Crédito para o Empreendedor Individual; Fique Legal! Seja um Empreendedor Individual; e Fluxo de Caixa e Sua Importância.
EI: Vendas com Cartão de Crédito; Linhas de Crédito para o Empreendedor Individual; e Fique Legal! Seja um Empreendedor Individual; são os temas das palestras que acontecem em Picos.

Em Floriano, será ministrada a palestra Fique Legal! Seja um Empreendedor Individual. Além da sede do Sebrae naquela cidade, postos de atendimento funcionam, em dias alternados, nas praças dos bairros Alto da Cruz, Campo Velho e Bom Lugar; e no Mercado Central, das 08h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00. Técnicos e consultores do Sebrae também farão atendimento em Oeiras e Nazaré do Piauí, na quinta-feira (30), no horário de 08h30 às 18h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário