quarta-feira, 8 de junho de 2011

COMO SE TORNAR UM LÍDER?

O sonho de consumo de todo profissional é tornar-se “chefe”. Chefe? Na verdade, o que o mercado procura mesmo são líderes, pessoas que saibam conduzir um grupo de pessoas. Que tenha a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Pensando nisso, o BLOG faz aqui um chek list para que você possa desenvolver sua liderança.
1. Saiba cuidar da sua vida pessoal e mostre suas emoções no momento certo.
2. Tenha responsabilidade e comprometimento em tudo o quee faz.
3. Empenhe-se em fazer tudo o que é necessário e aproveite as tarefas difíceis para crescer na profissão.
4. Deixe-se entender pelas pessoas que trabalham com você.
5. Planeje suas atividades com antecedência para economizar tempo.
6. Seja um bom “meteorologista”: interprete o clima para economizar tempo.
7. Torne-se confiável dando conta do que lhe foi pedido.
8. Ajude as pessoas com quem trabalha a crescerem.
9. Procure ser melhor amanhã do que hoje, sempre!
10. Importe-se com os outros e seja uma pessoa amigável.
11. Fique longe de pequenas discussões e intrigas.
12. Defenda sempre o que é certo, não o que é popular.
13. Conheça novas pessoas.
14. Faça com que a melhor ideia prevaleça e não apenas a sua.
15. Não finja ser perfeita (o): admita seuss erros, peça conselhos e aprovete para aprender com os outros.
16. Dê crédito e elogie quando seus colegas estiverem fazendo o que é certo.
17. Acredite e incentive os sonhos das outras pessoas.
18. Comemore todas as vitórias.
19. Direcione as pessoas para onde elas possam aplicar seus pontos fortes, reconhecendo o potencial de cada um.
20. Preste atenção ao seu comportamento: se você reclama ou cobra demais e incentiva de menos.
21. Tenha criatividade para solucionar problemas do grupo e assuma riscos.
22. Coloque a equipe acima do “eu”.
23. Tome iniciativas e não espere qualquer situação de crise: veja sempre adiante.
24. Seja um exemplo do comportamento que você espera dos outros.
25. Veja sempre o lado bom de quem trabalha com você, encoraje e recompense os resultados positivos.
26. Assuma responsabilidade de adequar seu estilo ao que a equipe ou a empresa precisa, ao invés de esperar que as pessoas se adaptem a você.
27. Não passe tempo demais na sua sala. Ande devagar pelos corredores, observando situações e ouvindo o que os outros têm a dizer.
28. Tenha senso de humor, ele aproxima as pessoas.
29. Esteja disponível para os colegas e descubra interesses comuns fora do trabalho.
30. Pense estrategicamente, avaliando o momento certo de agir ou de recuar. Se seus colegas estão quase convencidos de uma ideia, avance; se estão se sentindo pressionados, recue.

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